segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SONHAR NÃO CUSTA NADA. SERÁ?!

E com a chegada do fim de ano, vem também a retrospectiva do ano que se finda e prospectiva do ano que se inicia.
Sim, vem à promessa e a esperança que, “desta vez tudo será diferente”. Vêm promessas de dietas, de se abrir para o amor ou por um fim naquele relacionamento que já está desgastado.Promessas e esperanças de conquistar aquela vaga no mercado de trabalho, ou a matrícula na tão sonhada faculdade. É, sonhar não custa nada. Podemos passar o dia fazendo isso. Mas será que não custa mesmo?  Passar o tempo todo arquitetando um futuro que nunca vem pode custar caro. Custa seu tempo, que não volta mais, desgasta suas esperanças, e pode criar um sentimento de frustração sem par.
Então, não devemos sonhar? É isso? Não! Não é isso! Devemos sim, sonhar e sonhar, pois ele é o primeiro passo para o planejamento, mas devemos (e precisamos) agir. Sair da posição do sonhar por sonhar, como um escape para essas loucuras do dia a dia e partir para a ação, para algo concreto que vai finalmente nos levar na direção do que queremos e PODEMOS ter. Sonho sem ação é ilusão!
Não adianta se lamentar pelo tempo que passou, você não pode mudar isso, mas com certeza pode tirar preciosas lições para os próximos passos.  Então vamos em frente? Pois como diz o dito popular: é pra frente que se anda.

Dream List
Vá para um lugar tranquilo e separe esse tempo para você. Se quiser, ponha uma música de fundo. Recomendo Santorini do musico Yanni.
Faça uma lista de todos os seus sonhos. Não se preocupe neste momento. É hora de sonhar e, sonhar sem limites!
Transformar sonhos em objetivos
Ex.: Férias na Disney, carro novo, começar o próprio negócio, ser um voluntário, emagrecer 5 kg, fazer um mestrado, arrumar um namorado, viajar para Marte, ter um closet cheio de roupas de marca...

Classifique por categorias: Pessoal (PE), Profissional (PR), Relacionamento (RE), Qualidade de vida (QV).

Subcategorias: Saúde (SA), Intelectual (IN), Emocional (EM), Finanças (FI), Contribuições (CO), Família (FA), Amor (AM), Social (SO), Lazer (LA), Espiritual (ES).

Prazos: Curto Prazo (CP) 1-3 anos, Médio Prazo (MP)3-5 anos, Longo Prazo (LP) 5-20 anos.

                                                                  DREAM LIST
Lista de sonhos
CATEGORIA/ SUBCATEGORIA
PRAZO






















Agora que você já sonhou, já classificou, já estabeleceu prazos, precisa estabelecer planos de ações para cada um deles.  Não sabe como? Dá uma olhadinha na página, têm dicas ótimas, mas se mesmo assim, não souber o que fazer, recomendo que procure um Coach.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário