terça-feira, 14 de junho de 2016

VÍDEO- CURRÍCULO, POR QUE FAZER?

O desemprego está em alta, isso não é novidade pra ninguém. Hoje no Brasil temos mais de 11 milhões de pessoas em busca de seu lugar ao sol. É uma jornada diária: faz currículo (currículo deve ser personalizado, leia AQUI), envia, enfrenta filas e mais filas de inscrições, faz busca nos sites especializados e... nada! Chaga a bater um desespero, não é verdade? Mas não desista! O mudo pertence aqueles que sabem se levantar de uma queda. Leia AQUI.
Mas se você já fez o seu, ou, seus currículos, já se preparou para a entrevista (leia AQUI), está se atualizando (leia AQUI), o que mais falta? O que você ainda não fez, e que se fizer, pode ajudá-lo nessa jornada.
Vídeo-currículo, uma forma de se destacar.


Você já ouviu falar de vídeo-currículo? Isso mesmo! Um vídeo onde você fala de suas experiências, formação, perfil profissional...

Quem não lembra de Elle Wood, interpretada por Reese Wintherspoon no filme Legalmente Loira? Ela faz um vídeo-currículo para entrar em Havard. Claro que no filme a personagem faz de uma forma não muito ortodoxia e inadequada, mas é um filme de comédia, então, por favor, nada de fazer igual a ela. Lembrem-se que no final de tudo ela se torna uma aluna exemplar.

No cinema, tudo pode acontecer, na vida real não.



Parecido com o currículo impresso, porém de uma forma mais criativa, e porque não dizer, simpática, o vídeo-currículo aproxima você do entrevistador e aumenta suas chances no mercado. Mas não é simplesmente pegar seu celular e sair por aí gravando. Não é um vídeo para se candidatar ao B.B. B (Big Brother Brasil), mas para uma vaga em uma empresa que tem uma imagem de mercado a zelar, e você a sua imagem de profissional.

Vamos às dicas:
  • ·         Pesquise.

Saiba para qual empresa você deve enviar o vídeo-currículo. Qual a área de atuação? Quais os concorrentes? Qual o momento atual da empresa? Essas são algumas das questões que devem ser levantadas antes começar o seu vídeo.
  • ·         Aparência

O que vestir? Qual fundo usar? Dependendo da empresa e seu mercado de atuação, você deverá usar uma roupa formal ou uma mais despojada. Como por exemplo, uma empresa que atua no mercado financeiro e uma que atua na área de propaganda e marketing.  A primeira tem um jeito mais formal e a outra bem mais informal. Lembre-se informal não significa que você deva se vestir como se tivesse indo a uma rave.  Tenha cuidado nessa hora. Procure saber como se veste as pessoas que trabalham na empresa a qual você está se candidatando. O Google nessa hora é de santa ajuda.
  • ·         Texto

Nada de aparecer na frente das câmeras lendo papel. Saiba o que vai falar. O que você quer contar ao seu possível empregador? Use corretamente o Português, fale de maneira pausada, mas com vida, com ânimo. .  Não é pra contar a história da sua vida, nem suas desilusões amorosas.  Em hipótese alguma fale sobre sua vida pessoal, ou de outra pessoa. Nada de religião, política, futebol ou qualquer assunto polêmico. Fale de “você profissional”. Desperte o desejo em conhecê-lo. Lembre-se: o bom do vídeo é que você pode fazer e refazer até está perfeito.
  • ·         Tecnologia a seu favor.

Veja se a gravação e o som vão sair perfeitos. Teste. Se puder contrate alguém para fazê-lo. Se não houver essa possibilidade, pegue uma câmera emprestada, ou peça ajuda a alguém que saiba fazê-lo. Cuide também do ambiente de gravação. Não deve ter ruídos, barulho, nem pessoas atrapalhando. Nesse momento você é o centro do universo. Cuide também para que não saia na gravação objetos que não ajudem a fomentar sua imagem de profissional, como por exemplo: louça suja, cama (arrumada ou não), porta de banheiro aberta, enfim, nada da sua vida particular. É sério.
  • ·         Tempo


“Time is Money” já dizia Franklin. O tempo ideal é 1 minuto, não vá muito além disso. Evite ser cansativo e repetitivo. Ensaie quantas vezes forem necessárias. Lembre-se que os primeiros 10 segundos devem despertar o interesse para ver até o fim. 
  • ·         Postura profissional

Como citei acima, você não está participando de um reality show, por isso mantenha a boa postura. Além das roupas adequadas, da boa fala e entonação da voz, tenha uma boa postura corporal. Nada de gestos exagerados, mexer no cabelo, ficar se coçando, ou outro tique. Repito: ensaie, grave e regrave até sair perfeito.

Uma postura profissional adequada faz toda diferença.


Veja como a personagem Barney Stinson, da série de TV Americana How I Met Your Mother  ensina como não fazer um vídeo-currículo em um site de compartilhamento de vídeos. LINK AQUI





Se você quiser uma avaliação profissional, 100% grátis, envia o link que te dou o feedback.

ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário