domingo, 5 de junho de 2016

NEUROPLASTICIDADE, SEU CÉREBRO EM MOVIMENTO!

Já falamos sobre: MINDSET, HÁBITOS, VALORES e até do MEDO que nos impede de ir além, hoje falaremos sobre treinamento do cérebro. Sim, é possível você treinar seu cérebro e aproveitar o máximo suas potencialidades.
Até a década de 60 acreditava-se que o cérebro era estático, ou seja, ele era o que era e pronto.
Novos estudos entre os neurocientistas apontam que é possível sim mudar criar novos circuitos e conexões neurais a partir de estímulos e experiências e assim abrir novos horizontes.
Entre as décadas de 70 e 80, o neurocientista Mezenich em experimentos com macacos, descobriu que o cérebro se reorganizava e modificava rapidamente através das experiências vividas criando um novo modelo mental.
Em posse desses novos conhecimentos, Mazenich, desenvolve a Teoria da Neuroplasticidade, teoria essa que afirma que é possível remodelar funções cerebrais mesmo que tenham sofrido algum dano tais como: idade, traumas, doenças ou lesões.



Neuroplasticidade, a plástica do cérebro.
Essa é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar, moldar-se seu nível estrutural e funcional ao longo do seu desenvolvimento neural e das suas experiências vividas.
Dayne Sperandio em seu artigo sobre neuroplasticidade afirma: 
A neuroplasticidade ou plasticidade neural é definida como a capacidade do sistema nervoso  modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, podem ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento). Todo o processo de reabilitação neuropsicológica, assim como as psicoterapias de um modo geral, se baseia na convicção de que o cérebro humano é um órgão dinâmico e adaptativo, capaz de se reestruturar em função de novas exigências ambientais ou das limitações funcionais impostas por lesões cerebrais.

Com os estímulos e exercícios certos é possível melhorar não só uma habilidade, mas todo o cérebro, pois assim como o corpo melhora todo o funcionamento do corpo (externo e interno) exercitar o cérebro melhora todo maquinário cerebral, diz Mazenich.



Treinar é preciso.
A empresa Posit Science desenvolve softwares de treinamentos cerebrais com base na pesquisa de Mezenich, onde é fundador e cientista chefe conhecido como BrainHQ, treinar o cérebro por cerca de 15 a 20 minutos diários podem ser suficientes para alcançar uma habilidade indescritível. Primeiro o treinamento BrainHQ exercita os mecanismos que controlam a neuroplasticidade, depois tudo que for aprendido na próxima hora será potencializado, 15 dias nesse ritmo de treinamento terá uma mudança perpétua.
O cérebro é uma máquina fantástica que acumula informações e continuamente faz previsões do futuro fazendo associação do passado e presente. Essas constantes aquisições de informações e conhecimentos, junto a uma memória mais fiel, traz clareza de fatos, acontecimentos, conhecimentos adquiridos. Treinar o cérebro para manipular essas informações, não só abre um caminho, ou uma solução, mas um leque deles de uma maneira mais rápida e precisa.
 O assunto é vasto. Aqui tem dois links para que você possa se inteirar mais do assunto.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cerebro-muda-de-acordo-como-e-usado-diz-neurocientista
http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1053
http://www.brainhq.com/

Se você gostou, compartilhe!
Ate´ a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário