quarta-feira, 4 de novembro de 2015

EMPREGO X REDES SOCIAIS

Hoje em dia dificilmente alguém não tem pelo menos uma rede social. É bom, né? A gente fala com os amigos, acompanha suas vidas, fala sobre a gente, compartilha informações e... é aí que mora o perigo. Talvez por estarmos do lado de cá da tela, por ingenuidade ou descuido, compartilhamos absolutamente TUDO e mais um pouco.

Na Internet nada é privado, tudo vai para o ciberespaço e não sai nunca mais. Uma vez que você curtiu, postou ou compartilhou sua vida, sua opinião tornou-se pública.  E, se você está pensando : “a rede é minha e faço o que eu quero e não é conta de ninguém”, devo-lhe dizer querido( a) que as empresas estão de olho em você.

As redes sociais são como cartões de visita e dependendo do que você costuma curtir, seguir, postar ou compartilhar pode-se visto com bons ( ou maus) olhos pelas empresas. CLIQUE AQUI
Admissões e demissões são feitas através de rede sociais. Ora, pense, você gosta de estar na companhia de gente com raiva, chata, barraqueira cheia de discurso de ódio e preconceito? Ou aquela pessoa que se expõe demais, fala muita besteira, conta sua vida íntima pra todos? Se você, pessoa física tem suas restrições, imagina uma empresa que investe milhões em sua imagem e reputação?

Cuidado com sua imagem, Maurício Seriacopi do Portal Educação afirma que: 
Deve-se ter muito cuidado e evitar postagens que possam evidenciar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, manifestações de ódio pelas segundas-feiras, de alívio e prazer pelas sextas, referências negativas ao antigo ou atual local de trabalho e às pessoas com quem convive diariamente”.

Você pode até está pensando: “ Que exagero!”,  pois saiba que já houve casos de demissão de funcionários públicos por mal uso das redes sociais. Lembra do Halem Shake? Funcionários da 2ª Vara Cível de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul foram demitidos por dançarem na hora do expediente. Esse é apenas um dos inúmeros casos de demissões por mau uso das redes sociais. CLIQUE AQUI

A lei também ficou mais rígida

Sabe aquela mania de compartilhar informações sem antes verificar a veracidade? Tome cuidado pois pode lhe custar R$20.000,00.  Ofender alguém, seja um anônimo ou uma figura pública, ou simplesmente curti, compartilhar pode gerar grandes problemas você. São aplicadas as mesmas penas do crime de calúnia( art.138),difamação ( art.139) e injúria (art.140) todos prescritos no Código Penal. Meu conselho? Pense, pesquise, analise antes de fazer qualquer coisa nas redes sociais. CLIQUE AQUI

E, se ela é vista como um cartão de visitas, uma ferramenta para Marketing Pessoal, por que não usá-la a seu favor? Vamos a algumas dicas:

  1. Fotos de família são bem vindas, mas cuidado! Não é álbum de família visto por poucos, proteja-se e proteja sua família.
  1. Cuidado a adicionar alguém, um grupo, ou curtir uma página. Mantenha no seu circulo quem pode acrescentar ou colaborar para você crescer e não aquele(s) que podem prejudicar sua imagem. Você não conhece todos de um grupo, então, cuidado!!!!
  1. Evite expor opiniões radicais, discriminatórias, preconceituosas, violentas ou participar de grupos e debates que deem essa impressão.
  1.  Não existe aquela de postei porque gostei. Tudo que você publica diz muito sobre sua personalidade, seus hábitos e gostos. Os recrutadores estão de olho.
  1.  Publique coisas referentes à sua formação, profissão, utilidades públicas ( mas verifique a veracidade antes, ok?)
  1.  Nunca, jamais, never, fale mal do chefe, do colega de trabalho, das empresas que já trabalhou.
  1.  Posicionamento político, religioso, ou qualquer outro posicionamento radical, cheio de ódio não causam oa impressão.
  1.  Cuidado com a escrita
  1.   Autopromoção em exagero, supervalorização, superioridade são totalmente condenáveis. Assim como “ desabafos” nas redes, guarde para B.F.F ( Best Friend Forever), ou para o terapeuta. 
  1. Por último e não menos importante, bebedeiras, palavrões, noitadas, troca de namorado(a), separação, briga com a sogra, intimidade. Sério? Você quer realmente publicar cada passo da sua vida? Ok, só não diga que não foi avisado.

Cabe a cada um de nós, tornar o mundo um melhor lugar para se viver e isso inclui as redes sócias. Existem alguns livros sobre etiqueta social nas redes. Vale a pena dá uma conferida:

Net.com.classe, Claúdia Matarazzo



O Pequeno Livro de Etiqueta e Bom Senso-501 conselhos para você brilhar em qualquer ocasião.  Saraiva de Menezes e Maria João Leya Brasil



Etiqueta 3.0, você online & offline, Hengel Vieira Aguiar e Ligia Marques


Se você gostou, se faz sentido, então está esperando o quê?! Curta a fã page e siga nosso blog E esse tal de Coaching?











2 comentários: