Muito se falava que para entrar no mercado de trabalho era
preciso ter Q.I, mas não o que Q. I de Quociente de Inteligência, mas “que
indica”, alguém que indique você à vaga desejada, a promoção do cargo...Sim, isso acontecia, acontece e sempre
vai acontecer, porém não de uma forma pejorativa como muitos acreditam. O nome disso é NETWORKING.
Vamos entender como acontece o Networking?
Networking é uma palavra inglesa que significa
rede de contatos. Muito usada no mercado de trabalho e dentro das empresas que
indica a capacidade de estabelecer contatos que possam agregar benefícios tanto
para indivíduos tanto para empresa. Epa! Vamos com calma! Quer dizer que um se
aproveitando do outro?! Não, claro que não. Quer dizer que um beneficia ao
outro. O networking não acontece de
uma forma egoísta e unilateral. Todos devem ser beneficiados com estes
contatos, é uma “mão lavando a outra”.
Estabelecer
contatos dentro das empresas pode ser de grande ajuda para todos. Olha o que diz a *Endeavor:
“O Networking consiste em manter contato com outros profissionais. Não basta entrar no Facebook ou LinkedIn e adicionar todo mundo ou distribuir todos os seus cartões de visitas. Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, não funciona entrar em um jogo de número de interações. Para ser memorável, preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.”
Beneficie
e seja beneficiado com o networking
Em palestras, feiras, eventos, cursos estabeleça contatos, não fique na
mesma panelinha sempre. Mas cuidado, muito do “bom networking” tem a ver com a
qualidade e não a quantidade de pessoas. É preciso focar, pois não resumisse só
em quem você conhece, mas em quem conhece você. Mantenha sempre a comunicação
recorrente. Lembrar-se de datas especiais, artigos que possam interessar seu
contato, ou gosto em comum, podem ser úteis para manter o relacionamento. Por
favor, não confundam com correntes do bem, mensagens positivas e coisas do
tipo. Não estamos tratando do coleguinha da escola, e sim de contatos profissionais.
Ok?
Uma sábia dizia muito em treinamentos: Você não sabe de onde vem sua
próxima oportunidade. Por isso estabeleça contatos, seja gentil e prestativo. O
mundo é assim: um ajuda ao outro.”
Ah, lembrei, eu dizia isso...rs.
Deixando a brincadeirinha de lado, não esqueça de cuidar de seus
contatos. Uma boa impressão pode ser a referência que você precisa.
Se você gostou, se faze sentido, se concorda ou discorda, comente e
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* organização de apoio a empreendedores ao redor do mundo. CLIQUE AQUI
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