quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NETWORKING, O NOVO E MELHORADO Q.I (NDICA)



Muito se falava que para entrar no mercado de trabalho era preciso ter Q.I, mas não o que Q. I de Quociente de Inteligência, mas “que indica”, alguém que indique você à vaga desejada, a promoção do cargo...Sim, isso acontecia, acontece e sempre vai acontecer, porém não de uma forma pejorativa como muitos acreditam. O nome disso é NETWORKING.


Vamos entender como acontece o Networking?


Networking é uma palavra inglesa que significa rede de contatos. Muito usada no mercado de trabalho e dentro das empresas que indica a capacidade de estabelecer contatos que possam agregar benefícios tanto para indivíduos tanto para empresa. Epa! Vamos com calma! Quer dizer que um se aproveitando do outro?! Não, claro que não. Quer dizer que um beneficia ao outro. O networking não acontece de uma forma egoísta e unilateral. Todos devem ser beneficiados com estes contatos, é uma “mão lavando a outra”.
Estabelecer contatos dentro das empresas pode ser de grande ajuda para todos.  Olha o que diz a *Endeavor:
 “O Networking consiste em manter contato com outros profissionais. Não basta entrar no Facebook ou LinkedIn e adicionar todo mundo ou distribuir todos os seus cartões de visitas. Para desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, não funciona entrar em um jogo de número de interações. Para ser memorável, preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.”
Beneficie e seja beneficiado com o networking

Em palestras, feiras, eventos, cursos estabeleça contatos, não fique na mesma panelinha sempre. Mas cuidado, muito do “bom networking”  tem a ver com a qualidade e não a quantidade de pessoas. É preciso focar, pois não resumisse só em quem você conhece, mas em quem conhece você. Mantenha sempre a comunicação recorrente. Lembrar-se de datas especiais, artigos que possam interessar seu contato, ou gosto em comum, podem ser úteis para manter o relacionamento. Por favor, não confundam com correntes do bem, mensagens positivas e coisas do tipo. Não estamos tratando do coleguinha da escola, e sim de contatos profissionais. Ok?
Uma sábia dizia muito em treinamentos: Você não sabe de onde vem sua próxima oportunidade. Por isso estabeleça contatos, seja gentil e prestativo. O mundo é assim: um ajuda ao outro.”

Ah, lembrei, eu dizia isso...rs.

Deixando a brincadeirinha de lado, não esqueça de cuidar de seus contatos. Uma boa impressão pode ser a referência que você precisa.

Se você gostou, se faze sentido, se concorda ou discorda, comente e siga-nos.

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