segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A temida entrevista de emprego, 2ª parte.

As perguntas que não querem calar 

Continuando a falar sobre entrevista, vamos as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego. Você ainda não viu a 1ª parte? Então clique aqui


1-Fale sobre você...
Não. O entrevistador não quer saber o dia que seu primeiro dente caiu, quando você falou mamãe pela primeira vez, nem do gol que seu filho fez no campeonato da escolinha. Fale de suas características e como elas se aplicam ao ambiente de trabalho.

2-Por que você saiu do último emprego?
Ok. Seu chefe pode ter sido um enviado do capeta, mas não precisa falar. Também não precisa dizer que você trabalhava feito um escravo e ganhava pouco, mesmo que tenha sido a verdade. No primeiro caso, se você falar mal de qualquer coisa referente à empresa, o entrevistador pensará que fará o mesmo com seu próximo patrão. E, no segundo caso, você deixará a vaga por quem oferecer mais. O que responder? Oportunidades maiores de crescimento, e até mesmo corte de pessoal. Mas nunca fale mal de nada ou ninguém.

3-Como você pode contribuir para nossa empresa?
Ô perguntinha tirada dos infernos. Você está desempregado, gastando o que não pode, querendo que contribuam com você, e vem essa pergunta.
Por mais difícil que pareça, não é. Pense no tanto de experiências que você e só você tem. Essas experiências, sua postura, sua ética, são de grande enriquecimento para empresa. Alias empresa paga para o que tem dentro da sua cabeça e não necessariamente suas mãos.  O que sua mão faz provavelmente uma máquina pode fazer. Agora o que você tem dentro de você ou o que você é, maquina não substituí.

4-Com quem você não gostaria de trabalhar?
Puxa vida! Fácil? Nem tanto. Não é para você falar da sogra, cunhado, vizinho e aquela lista de pessoas que apareceram “facin facin” na sua mente. Responda sobre uma personalidade. Comece com um bom discurso: “Nós precisamos aprender a trabalhar com todos os tipos de pessoas, mas minha maior dificuldade é com pessoas grosseiras. No entanto, estou aprendendo a lidar com situações que envolva pessoas assim, como por exemplo, me calar e deixar as coisas se esfriarem para depois procurar ter uma conversa num tom mais amigável”.

5- Por que eu deveria escolher você e não o outro candidato?
Essa é a hora de vender seu melhor produto: você mesmo. Como faço?  Foque nas suas competências e como elas trarão lucro para empresa.

6- Qual seu maior defeito ou ponto negativo?
Não você não vai dizer que odeia animal ou  qualquer outra coisa que assuste. Por mais difícil que seja demostrar seus pontos fracos, é importante que você se conheça. Fale de coisas simples, e principalmente o que você está fazendo para melhorar. Todo mundo tem defeitos, e como se lida com eles é que o diferencial. Ex.: Tenho uma autocrítica muita elevada. Mas tenho trabalhado muito isso para não ser dura demais comigo mesmo.

7- Quais suas maiores qualidades?
Use características universais que trarão benefícios à empresa como criatividade, inovação, entusiasmo. É importante que você fundamente isso com algum relato.

8- Por que você quer trabalhar nesta empresa?
Por que estou desempregado e minhas contas estão atrasadas...
Por mais que isso também seja verdade, nesta hora você vai puxar a sardinha para a brasa da empresa. Lembra-se daquela pesquisa sobre a empresa? Hora de usar: Porque será um grande prazer, será uma honra ou aprendizado (escolha uma), trabalhar numa empresa com 10 anos de experiências em..., que recebeu o prêmio..., que foi pioneira em...
Enfim, hora de amaciar o ego da empresa, mas sem exageros, ok?
Se você tem um cartão de visita, agradeça e entregue. E, no dia seguinte, ou dois dias depois, mande um e-mail para o entrevistador e agradeça a oportunidade. Nada mais do que isso. Seu nome ficará mais forte na memória dele.
E enquanto o emprego não vem, faça cursos, assista palestras, leia artigos sobre sua área de atuação, ou seja, mantenha-se atualizado.




BOA SORTE!!!!!

Se você gostou, se faz sentido, então comente, compartilhe e siga E esse tal de Coaching?

2 comentários: