quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Respire, inspire, aspire!

2017 Chegouuuuuu!!!!!

E com ele, os sonhos e planos para um ano melhor.  Mas nos últimos post já falamos de sonhos, objetivos e planos
Então, do que iremos falar? Tenho visto, ouvido e, principalmente lido em redes sociais, pessoas brigando, arrumando as famosas tretas, se ofendendo, e reclamando, reclamando, e reclamando...
Sim, reclamar é preciso! Mas quando reclamação está embasada, quando tem sentido e direcionamento certo. Ficar torrando a paciência do povo com blábláblá, além de não resolver o problema, torna o "reclamão" num chato que ninguém quer mais ouvir (mesmo quando tem razão).
Cerque-se de pessoas produtivas, que desejam e, que querem ser pessoas melhores, mais corretas, mais justas, mais amáveis.  Pessoas que inspire!
A vida não está (se é que algum dia foi) fácil. Vivemos em meio a uma confusão desmedida e a única certeza é a incerteza. Não querendo tapar o sol com a peneira, nem viver num mundo de Alice, acredito que precisamos tomar algum cuidado com quem nos cercam. A psicologia fala de vampiros emocionais. São pessoas capazes de esgotar a mais alegre das criaturas, de sugar toda tua energia, sem dó ou piedade. Nada está bom para elas e a conquista ou felicidade do outro chega a ser uma afronta. Segundo o site Psiconlinews, emoções são contagiosas e essas pessoas tendem a contaminar o seu redor com sentimentos ruins. Haja vista que a ida não é um mar de rosas, todos nós temos problemas, todos temos frustrações e medos, manter sentimentos e sensações boas e agradáveis é muito mais desafiador do que os sentimentos ruins. Então, para o vampiro emocional é um prato cheio. Conselho? FUJA deles!
Aqui vai um ctrl-c/ ctrl-v da página Psiconlinews, caso você não queira ir lá conferir (o que recomendo). Veja como é fácil reconhece-los:

1. Personalidade exigente
Não só se encarrega de apontar suas falhas como também contraria tudo o que você faz ou diz. O seu objetivo principal é fazer você se sentir inferior a ele. Você está sempre errado e ele sabe a verdade de tudo. Além disso, se você questionar a sua atitude, o normal é que ele se justifique dizendo que “só quer o melhor para você.”
Se você ficar perto dessa pessoa por algumas horas vai notar que muito do que ela diz são críticas e mais críticas. Nada parece certo, desde coisas banais como o último filme que você viu ou a série de televisão que está na moda, até as suas ideias, seus gostos ou o seu comportamento.
Este tipo de vampiro emocional é tão intransigente que acaba sendo irritante e pode levá-lo a um estado emocional terrível. Tenha cuidado para não se infectar e começar a criticá-lo também!

2. Personalidade pessimista
O vampiro emocional também pode assumir a forma de pessimista inveterado. Sempre vê a vida com o copo meio vazio, tudo parece negativo e você vai sofrer horrores para convencê-lo de que está sendo pessimista demais… porque ele sempre prepara um contra-argumento que “prova” que a existência não vale a pena.
Se você conviver com este tipo de pessoa, pode acontecer de você acabar se convencendo de que a sua visão das coisas estava errada e se tornar também uma pessoa pessimista, negativa e sem esperança de melhoras.

3. Personalidade catastrófica
Os vampiros emocionais também podem ser alarmantes. Esta personalidade leva o pessimismo ao extremo, para eles qualquer fato ou situação leva a uma escala apocalíptica.
Seus tópicos de conversação favoritos se referem a catástrofes e matanças que ouviram nos programas de notícias ou mesmo desastres que não ocorreram, mas que, em sua opinião, acreditam que poderiam acontecer.
Este tipo de vampiro emocional acredita firmemente que a vida se resume a enfrentar uma longa lista de perigos iminentes e infortúnios. Se você tiver a infelicidade de conviver com alguém assim, vai logo perceber que se sente exausto com frequência e, na pior das hipóteses, pode começar a incorporar algumas de suas paranoias.

4. Personalidade vitimista
É aquela típica pessoa que não para de reclamar sobre tudo o que acontece. Indiferente se as coisas estão indo bem ou mal, ela sempre encontra razões para se queixar e se fazer de vítima.
Em uma pessoa vitimista é muito difícil de encontrar apoio emocional, pois ela sempre vai acreditar que seus problemas são muito mais importantes do que os seus. É provável que você note que o vitimista quer que você faça um download de todos os seus problemas quando ele fala, mas raramente se mostra aberto para ouvir e oferecer apoio quando é você quem precisa falar dos seus problemas pera ele.
5. Personalidade agressiva
São pessoas que reagem violentamente sem motivo. Se você disser ou fizer algo que não lhes parece bom como, por exemplo, um gesto mal interpretado ou por um comentário fora de contexto, isso poderia ser o suficiente para acender a sua fúria.
Suas reações são desproporcionais, de modo que pode ser um problema grave se você não tiver cuidado com o que faz ou diz. É claro que conviver com uma pessoa que o obriga a calcular milimetricamente tudo o que você faz ou diz não é positivo para a sua saúde mental. E, escusado será dizer, que você vai se sentir esgotado após dez minutos de conversa com o vampiro emocional agressivo.

6. Personalidade sarcástica
Esta é a personalidade de um vampiro emocional especialmente irritante. A pessoa sarcástica adora jogar ironias sobre você, dardos envenenados, e ao mesmo tempo se proteger atrás da leveza de uma “simples brincadeira.” Assim, ninguém pode culpá-lo por ser rude, porque “era apenas uma piada”.
Embora, às vezes, as suas observações possam ser engraçadas e espirituosas, a verdade é que muitas vezes excedem os limites do respeito e são cruéis para outras pessoas. Se você estiver muito exposto a uma pessoa que faz comentários sarcásticos e cortantes sobre você, isso pode acabar com a sua autoestima. Além disso, é cansativo. É como um soldado isolado em território inimigo: você só pode rezar para que as bombas não caiam sobre você.

E você? Qual a sua vibe? Se identificou com alguma personalidade acima?
Não seja você a pessoa “estraga-prazeres”, mas aquela que ajuda a construir um mundo melhor. Como? A partir de quem você é  e de como você se relaciona com o próximo.
Seja você o que inspira e aspira coisas boas, mas não com blábláblá que o mundo está cheio. Mas com atitudes e pequenas ações no seu dia a dia.



Respire: bons ares, coisas boas, conhecimento, aprendizado
Inspire: boas ações, boa conduta, boas atitudes
Aspire: um mundo melhor!


                                                 Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário