sexta-feira, 29 de julho de 2016

O QUE TE FAZ SORRIR?


Sorrir e ver sorrisos faz bem pra alma.


Sem nenhuma ferramenta formal, sem nenhum dado estatístico, sem nenhuma pretensão de ser IBOPE, posso afirmar que, a maioria das pessoas vive num corre-corre danado sem tempo para respirar ou curtir coisas bem simples.
Vivemos de um lado pro outro “casa-trabalho-curso-casa”. É um circulo vicioso. E pode ser danoso...
Credo! Danoso?! Sim, danoso, mas calma que eu explico: o dia a dia é tão intenso, e às vezes tão duro, que não paramos para dá uma folga a nós mesmo. Dá uma paradinha bem rápida para nos lembrar de que a vida é um presente, mas “é preciso saber viver”.

Ah, o tempo não para...
O tempo não volta mais, o hoje e o amanhã, logo será ontem. E, como você vai lembrar-se do dia de HOJE? Um dia cansativo? Estressante? Nem lá, nem cá?
Saiba que você pode mudar essa perspectiva, basta olhar para coisas bem simples que podem valorizar o dia. Como? Pense: o que te faz sorrir?

Lembro que logo que comecei minha graduação, ainda não conhecia todos os caminhos, todos os meios de transporte para chegar a faculdade ( era um lugar até então, desconhecido por mim), então, pegava um ônibus lotado às 5h e 30m (detesto acorda cedo) e ia até a Rodoviária Novo Rio (para pegar outro ônibus lotado). Isso era cerca de 1h/1:30m em pé, no aperto. Mas duas coisas me faziam bem durante a “sufocante viajem”: 1ª ia fazer a graduação dos meus sonhos e nada abalava meu humor. 2ª eu via o sol nascer todo dia, e sou louca pelo nascer e por do sol.
O primeiro estava atrela a meu pensamento e a forma que eu encarava aquela situação, a segunda, a um fenômeno natural, que acontece diariamente e que seu estive dormindo, ou acordasse mais tarde, não presenciaria.

Nascer do sol é privilégio de
 quem acorda cedinho, cedinho
Hoje, anos depois, não faço mais esse percurso, e também não acordo tão cedo, mas tem uma coisa que me faz sorrir sempre, mesmo quando os problemas estão em ebulição: minha família. Sempre fazemos uma refeição juntos, e, são risos, gargalhadas, brincadeiras e muita zoação. Paro para olha-los brincando, rindo, zoando um ao outro e ...largo maior SORRISÃO. E, claro, entro no clima...rs.
Além disso, outras coisas bem simples me fazem sorrir:  ver flores na rua, uma mãe amentado seu bebê, alguém ajudando outro alguém, um pai brincado com seu pequeno...coisas simples, mas, que me fazem sorrir e ver que há beleza na loucura que é o dia a dia.

Perguntei a algumas pessoas o quê as faziam sorrir, e as respostas foram variadas:
Fila grande sinal de açaí bom,
 motivo para E.B.F sorrir
  • G.A, 30 anos: “cantar e dançar me faz sorrir”.
  • T.C, 33 anos: “está com a minha filha”.
  • J.P, 29 anos: “o amor do meu esposo”.
  • L.P, 22 anos: “uma boa música, e justiça sendo feito, me fazem sorrir”.
  • L.M. P, 16 anos: “meu tio, ele é engraçado... rsrsrs”.
  • E.B. F, 28 anos: “ver uma barraca de açaí com a fila grande (quer dizer que ali é bom)".


E, acredite, teve gente que não soube responder... : (

Por que isso acontece? Hora, porque, talvez pensemos que precisamos de mais e mais para sorrir, ou sermos feliz e nos esquecemos de ver a beleza do dia a dia em toda sua rotina de “casa-trabalho-curso-casa”.
Vou fazer um desafio. A partir de hoje, procure na sua rotina, no seu dia a dia, motivos que lhe farão sorrir. E, viva esses momentos únicos do seu dia a dia, com intensidade, não espere para ser feliz, pode ser que daqui há algum tempo, você venha a se lamentar por não ter vivido o hoje.

Deixando aqui o link da música Epitáfio do Titãs para deleite e reflexão:


Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário