quinta-feira, 12 de maio de 2016

O GOLPE DO FALSO EMPREGO

O desemprego dos tempos atuais está em níveis absurdamente altos, segundo os centros de pesquisas e estatísticas, muito maiores do que o em épocas anteriores.
Vemos nos noticiários filas gigantescas de cidadãos desesperados por uma vaga.
Empresas grandes e pequenas fechando as portas. E mais gente sendo mandado embora.
E nesse cenário de caos e incertezas, pessoas de índole duvidosa, se aproveitam da situação. É o golpe do emprego falso.
10,2 % dos brasileiros estão sem emprego, IBGE


Como eles agem?
Algumas falsas agências de emprego e /ou de Recursos Humanos anunciam vagas, recrutam candidatos e oferecem a vaga mediante uma taxa de pagamento.  Outras chegam a exigir que o candidato faça algum curso pagante para que possa ficar com determina vaga.
No Rio de Janeiro, recentemente, mais uma dessas agências foi desarticulada pelo MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro). As vítimas eram convencidas de que havia uma vaga para elas, mas para ter a vaga era preciso pagar por um pacote de serviço.

Minha experiência com o golpe do falso emprego
Em 2012 fui “recrutada” por empresa para um suposto processo seletivo, guando entrei na sala para entrevista, a  “recrutadora” me ofereceu uma série de serviços que abririam as portas para mim de grandes empresas.  Perguntei: que empresas? Ela respondeu: várias. Perguntei de novo: cite o nome de uma. Ela respondeu mais uma vez: temos várias empresas. Pacientemente perguntei  pela 3ª vez: se são várias, você deve saber o nome de pelo menos uma. Ela respondeu o seguinte: Contratando nossos serviços você terá uma avaliação curricular com nossos especialistas, prospecção de seu perfil nos sites especializados , e  encontros com nosso Coach ( na época eu ainda não era Coach e não tive como questionar sobre esses “ encontros”).  Estava muito chateada de ter ido ao Centro do RJ num dia chuvoso, já passava das 16h, estava com fome, cansada, mas respondi:  Fulana ( chamei-a pelo nome), você leu meu currículo? Pelo jeito não, né? Você não está me oferecendo nada que eu não possa fazer por mim mesma. Não entendo por que vocês me chamaram. Você me diz que têm várias empresas parceiras , mas não consegue falar o nome de uma única, obrigada pela oportunidade e vou pensar na sua proposta. Pode deixar que eu retorno o contato. Lógico que não retornei.

Dias depois vi um vídeo no G1 com o M.P já havia fechado o local, outro nome.
Resumo da opera : Não pague nenhuma taxa para conseguir uma vaga.

O que pode ser cobrado?
Processo de coaching, job hunter, orientação de carreira, analise curricular, capacitação para o mercado são serviços que SÃO e DEVEM ser cobrados pelos profissionais ou pela empresas que os oferecem . Mas, JAMAIS deve está vinculada a uma suposta vaga de emprego.

Esses serviços servem para aumentar suas chances de competição no mercado, sua melhoria, seu desenvolvimento pessoal e/ou desenvolvimento da sua carreira. 



Então, fique de olho nas agências e nas vagas divulgadas, pesquise antes de cadastrar suas informações e NÃO pague nenhuma taxa por menor que lhe pareça.
Olho Vivo e Faro Fino



Até mais e não esqueça de compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário