quinta-feira, 14 de abril de 2016

QUANDO AS PESSOAS ME TIRAM DO SÉRIO.

Cada pessoa tem seu jeito próprio de ser. Suas características ou personalidade, segundo estudos da psicologia, são resultados de vários fatores tais como; grupos sociais, genética, experiência de vida. Logo, por mais que você queira não poderá mudar o outro. Então, o que fazer quando alguém tem o hábito de tirar você do sério?


Pessoas são o que são, mas...
Não podemos mudar o outro, mas podemos interferir. Isso mesmo! Todos nós podemos “ajudar” o colega a agir de forma mais respeitosa e digna conosco.  A forma que você se comporta interfere diretamente como as pessoas respondem a esse comportamento.
No entanto você pode se comportar de uma forma legal, ser gentil, prestativo, simpático e mesmo assim o outro ainda te tirar do sério, deixando-o irritado, aborrecido, o que pode interferir negativamente no resultado e qualidade do seu trabalho, prejudicando de receber aquela promoção, aumento ou uma transferência.

E agora? O que faço?
Primeiro descubra qual gatilho que te leva à raiva. É preciso ter muita atenção nesse momento. Analise e observe com muita clareza. O que a pessoa faz que te dá aquele reboliço interno? O que ela fala? É alguma expressão não verbal? Algum gesto? O que realmente a pessoa faz que te deixes tão irritado?
Uma vez que você identifica esse gatilho com clareza, quando ele acontecer , você poderá retomar a consciência e não se deixar levar pela emoção. É aquele momento em que você conversa consigo mesmo e diz: “fulano agiu assim”,” falou assado”,” fez tal gesto”, ou seja, lá qual for o gatilho que desperta o estado emocional indesejado.
Identificou? Agora é necessário que tenha algum interrupt, alguma coisa que você vai fazer e que te dará uma nova visão do que está acontecendo e possa ajudar a interromper aquela ação, ou comportamento intempestivos que podem ser tão prejudiciais na sua carreira, ou mesmo na sua vida.


Vamos tentar?
Uma técnica que é muito usada é conhecida como "Modelo 6 segundos"
1. Determine o problema ( qual o estado atual?)
2. Quais emoções negativas que estão te limitando?
3. O que dispara essas emoções? Qual gatilho? 
4. Estabeleça uma pausa de 6 segundo ( tempo entre o estimulo e a reação). Essa pausa evitará a reação indesejada. Seu cérebro terá tempo de agir mais racionalmente.
5. Durante essa pausa de 6 segundos responda: Qual o nome dos 7 anões? 6 países europeus que comece com a letra R? 6 fluentes do Rio Amazonas...
Qualquer que seja a pergunta, fará você interromper aquele processo de incio de raiva, ou comportamento intempestivo. 

Para completar comece a fazer um ensaio de como você gostaria de agir da próxima vez que o gatilho for acionado. Como já disse antes, nosso cérebro é "bobinho" e não sabe a diferença do real e de uma ensaio mental bem feito. Quer saber como? Clique AQUI.

Essa imagem que você gera por ter atitudes intempestivas interfere negativamente na sua imagem profissional, nas suas avaliações de desempenho, na forma que você é percebido, na sua possível promoção.
Então responda: Como você quer ser visto na sua empresa? Qual imagem você quer passar?
Pessoas difíceis sempre vão existir, problemas e situações difíceis sempre aconteceram. Mas qual imagem você quer deixar sobre seu controle emocional?
Não está em seu poder escolher com quem você quer trabalhar, nem quais situações vão acontecer na sua empresa. Está em seu poder a forma que você vai reagir desta ou daquela forma.
Isso é que vai gerar uma imagem positiva, de um líder equilibrado ou não.
Pessoas mais equilibradas têm maiores chances de serem promovidas, pois têm condições de enfrentar as pressões que um ambiente corporativo.


Compartilhe com os amigos.

Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário