domingo, 13 de dezembro de 2015

Valores





Por que repetimos sempre algumas ações, mesmo quando não queremos? Por que estamos sempre fazendo alguma coisa que prometemos não fazer?
Você sabia que nossas decisões são governadas pelos nossos valores?  E eles são hierarquizados. Temos pelo menos 5 valores principais e um manda no outro de acordo com a hierarquia. E, quando uma ação te deixa desconfortável, pode ter certeza que um valor seu foi não foi respeitado. É necessário que você conheça-os muito bem para administrar melhor suas escolhas e as consequências dessas escolhas.
Uma pessoa, por exemplo, que tem o valor do reconhecimento muito forte, ela quer ser reconhecida como bom pai (ou boa mãe), bom funcionário, bom amigo e por vai. Já uma que tenha crescimento continuo como seu valor regente, uma empresa onde a estagnação profissional seja constante, e que, não tenha grandes chances de crescimento não trará para ela a satisfação de crescer, melhorar, e aos poucos ela se desmotivará e se sentirá desconfortável.
Quantas pessoas você conhece assim? Insatisfeitas, “reclamentas” (ok, essa palavra não existe... rs), algumas até depressivas.
Isso é sério gente! Podemos ter uma vida mais satisfatória e mais feliz se descobrirmos quais nossos valores principais. Como assim?

Vou te dá o meu exemplo.

Sabe aquela pessoa que fica indignada quando alguém fura fila? Ou quando jogam papel no chão? “Esse cara sou eu”... ops...não encontrei feminino para “cara”...rs,rs,rs.

Enfim, preço errado, produto fora da validade, mau atendimento, furto no trabalho (mesmo um simples clip), não importava o tamanho da inflação, errado é errado e pronto. falava, falava, falava...deixava todo mundo mais chateado comigo do que com o erro propriamente dito. Fica arrependida desse comportamento, até ver alguma coisa desonesta de novo. Descobri então que meu maior valor é HONESTIDADE. E todas as minhas ações eram e são regidas por esse valor. Só que, descobri que não adianta esbravejar, brigar, nem fazer “barraco”. Isso não faz as pessoas mudarem. A grande sacada foi: Como praticar a justiça, sem fazer um barraco? Como posso continuar sendo honesta, exigir o certo, sem confusão? Confesso que no nosso país não é fácil, mas respiro fundo, e se na conversa não resolver, partimos para a lei. E, outra sacada bacana foi: essa briga vale a pena brigar? Ou guardo minhas energias para coisas mais uteis que realmente beneficiaram a mim, e aos outros.

Descubram quais seus valores. Valerá muito a pena, e poupará um bocado de energia.

Lembre-se: valores não é o que você gostaria de ter, ou o que precisa, mas o que realmente você tem. É sua essência.

Se gostou, curta, comente e siga-nos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário