domingo, 27 de setembro de 2015

A história do coaching

Esse tal de Coaching?

Nos últimos anos ouvimos muito falar de Coaching e como ele pode ser eficaz em várias áreas da nossa vida. A cada dia, o número de pessoas que se intitulam Coach vem crescendo, e a gente vai ficando mais e mais na dúvida do que é e para que serve.
Será a solução dos nossos problemas? O pote de ouro no fim do arco-íris? A estrada de tijolos amarelos, ou mais uma de tantas e tantas promessas que no fim não dão em nada?
Vamos tentar conhecer um pouco do que é esse tão famigerado Coaching. Vade mecum?*

Reforçando Coaching

Já dissemos que o Coaching é um processo que se propõe levar o Coachee (cliente) de onde ele está, ponto A, para onde ele quer chegar, que chamaremos de ponto B, com a ajuda do profissional certificado por alguma instituição de boa reputação no mercado, chamado Coach.  Esse processo é chamado Coaching, e é feito através de sessões de 1 h à 1h e 30 minutos cada, tendo o pacote de 10 a 15 sessões.  E isso tudo é feito através de ferramentas cientificamente validadas.
É necessário que haja confiança e empatia entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), assim com um contrato que estabelece preço, horas, dia de atendimento e forma de pagamento. Tudo regido pela confidencialidade e a ética de ambas as partes.

Vamos a história

Por volta de 1.500 já se fala sobre Coaching, pois o nome dado a quem conduzia as carruagens era cocheiro, e as carruagens eram chamadas de coche.
Ou seja, cocheiro era o profissional que conduzia o passageiro de um lugar para outro.  A partir de 1850, esse mesmo termo foi dado aos professores e mestre universitários que auxiliavam os alunos nos exames.  Ainda no século XIX, essa “gíria” passou a ser usado para os técnicos desportistas.
Coaching dentro do esporte foi usado inicialmente como, uma técnica motivacional que, leva o individuo a buscar o melhor de si e superar seus reais oponentes: suas próprias fraquezas e limitações.
Nas décadas de 50 e 60 essas técnicas chamaram a atenção de alguns executivos, que contrataram esses profissionais Coachs, para darem treinamentos em todas as áreas da empresa.  Começava a nascer o treinamento Coaching.
Com resultados altamente positivos, a empresas passaram a desenvolver lideres com esse perfil“coach”, a fim de melhorar e desenvolver o colaborador de acordo com os objetivos da empresa.

Coaching no Brasil

O Coaching chegou ao Brasil na década de 70 através de associações esportivas e depois entrar no mundo dos negócios e grandes empresas utilizam-se dessa metodologia tão eficaz, tais como: HSBC, Petrobrás, O Boticário dentre outras.
Atualmente, existem no Brasil instituições de grande respeitabilidade que formam profissionaisCoachs, entre elas a Sociedade Brasileira de Coaching.

E agora?

Ok, já conhecemos a história do Coaching. Mas e agora?
Como já citamos antes, o Coaching é um processo de parceria, onde o Coach tem que ter  comprometimento para SEU próprio processo de mudança.
Todo processos de Coaching tem como base que as respostas estão dentro do próprio coachee, ele é responsável em tomar o controle de sua vida. Ele, e só ele pode fazer acontecer. A metodologia Coaching consiste em desenvolver a autonomia do coachee, em torna-lo capaz de buscar seus próprios recursos (internos e externos), superar obstáculos, vencer suas crenças limitantes, rumo ao sucesso desejado.
O sucesso do Coaching se dá por várias razões: estabelecimento de metas, planejamento, melhoria continua, desafios, motivações etc. Mas, posso dizer sem dúvida, que, o despertar do coachee, por assim dizer, o entendimento de que ele é o ponto principal para gerar mudanças e alcançar o que deseja, de que ele é o seu principal recurso, que o pote de ouro está não no fim do arco-íris, mas dentro dele mesmo, e que a estrada de tijolos amarelos, ele mesmo pinta, ele mesmo constrói e gerando sua autonomia é o principal ativo gerador de sucesso.



*vade mecum- expressão latina que significa vem comigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário